Uma visão do que me rodeia

Sempre que escrevo neste blog, será sempre a minha visão pessoal e politica do que se passa á minha volta e no meu dia a dia, nada mais do que isso.

Portalegre

Portalegre
Crisfal

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Balanço da Actividade do Ano 2010

Estamos a chegar ao Fim do Ano de 2010, por isso não quero deixar de fazer um balanço, da minha actividade enquanto Vogal, eleito da CDU, no Executivo da Junta de Freguesia de Queluz.


Assim quando aceitei pertencer ao executivo da Junta de Freguesia de Queluz, para o mandato 2009-2013, tinha na perspectiva de poder contribuir com o meu trabalho, a minha intervenção e entrega na defesa dos interesses das populações, na promoção das condições de vida local e na luta pela construção de uma vida melhor.
Os pelouros que me foram atribuídos pelo Presidente da Junta de Freguesia, foram os seguintes:
- Mercados e Feiras;
- Actividades Económicas;
- Saneamento;
- Defesa do Consumidor;

Se no primeiro pelouro, Mercados e Feiras, tendo em conta que a Câmara Municipal de Sintra é directamente responsável pela gestão do Mercado Municipal, pouco se pode fazer além de,  junto do Vereador Baptista Alves, responsável pelo pelouro a nível da CMS, acompanhar o processo que deverá levar a que se faça a reconstrução de um novo Edifício onde sejam criadas as condições para que o nosso Mercado tenha a dignidade e possa servir a população da Freguesia.

Relativamente às Feiras promoveu-se a realização da Feira de Artesanato no Jardim Conde Almeida Araújo entre os meses de Maio e Setembro.

Nas Actividades Económicas realizou-se uma reunião com os comerciantes para que se consiga criar um movimento de apoio ao comércio local, este trabalho irá durante o ano de 2011 prosseguir, e, o meu desejo é que se consigam dar passos cada vez maiores para que o que se assiste hoje em dia, o fecho de muitas lojas na freguesia, venha a ser combatido e consigamos manter um comércio local forte.

Promoveu-se diversas actividades para promoção, nomeadamente um espectáculo de rua no Dia 5 de Outubro, promoveu-se também diversos Encontros com Escritores, e, também pela 1ª vez na história de 13 anos da Cidade de Queluz , realizou-se a comemoração do aniversário da sua criação, com um grande espectáculo no Jardim Conde Almeida Araújo, em conjunto com as outras duas Freguesias da Cidade de Queluz.

Relativamente ao pelouro do Saneamento realizou-se uma grande acção de sensibilização em Março que foi “O Limpar Queluz”, que mobilizou por volta de 160 voluntários e onde se apanhou mais de 40 toneladas de entulho e 50 sacos de lixo indiferenciado. Sendo os principais locais de intervenção o centro de Queluz, Margens do Rio Jamor, Zona adjacente ao Parque Felício Loureiro, Bairro Nossa Senhora da Conceição e Quinta do Mirante.

No que diz respeito ao Pelouro Defesa do Consumidor, promoveu-se várias iniciativas de esclarecimento ao consumidor, nomeadamente:

- Sessão - “ Eco Roteiro – Consumo Eficiente de Energia Eléctrica” – com a participação da AMES.

- Sessão - “ Vendas Agressivas” – com a participação da DECO.

- Sessão - “ Acção de Sensibilização para a Segurança” – com a participação da PSP Queluz.

- Ciclo de Palestras “ Consumo e Cidadania” – com a participação da SMIC da Câmara Municipal de Sintra.

Estas iniciativas tiveram a presença de mais de 300 cidadãos, e, durante o ano de 2011 iremos continuar a promover estas acções.

De realçar que foram várias as Associações e locais de Queluz onde se foram realizando estas sessões, numa perspectiva de descentralizar por toda a Freguesia e entidades que desejem vir a participar nestas iniciativas.

Não quero desde já deixar de agradecer a todos os que participaram na realização destas actividades, pois foi graças à sua disponibilidade que pudemos executar durante o ano de 2010, todas estas actividades em prol dos Queluzenses.

Também não quero deixar de fazer um pequeno balanço, relativamente ao que assistimos a nível de Freguesia, pois, continuamos a ver Queluz em lista de espera relativamente ás grandes obras projectadas para a freguesia e que continuam sem se ver. Se os projectos fossem executados (e não só publicitados com toda a pompa e circunstância), hoje a Freguesia de Queluz seria completamente diferente.

Assim é bom não esquecer de que se continua á espera que avancem nomeadamente as seguintes obras:

- Centro de Saúde que desde sempre a CDU tem criticado e exigido que seja construído um novo centro pois o actual nunca teve condições para as funções que lhe é exigido, e hoje cada vez mais se vai assistindo à sua deteriorando, e, agora que a CMS vai libertar o terreno e edifício da antiga Escola Primária onde a ARS comprometeu-se a construir o novo Centro de Saúde (em carta de 28/06/2006), espero que seja cumprido o prometido.

- Parque Felício Loureiro, passados que são alguns anos continuamos á espera de que a CMS proceda à continuação do projecto da 3ª e 4ª fase (já em Março de 2003 existia verba no orçamento da CMS, mas até hoje nem sinal da obra) do prolongamento do Parque Urbano Felício Loureiro, através das traseiras da Av. Miguel Bombarda e da margem esquerda do Jamor.

- Requalificação do Mercado Antigo de Queluz (Rua Mateus Vicente Oliveira), tendo sido já dado o parecer positivo em 2003 por parte do Executivo da Junta de Freguesia da altura (PS – CDU) relativamente á proposta programa funcional enviado pela CMS.

Projecto que permitiria a criação de mais um espaço verde para a população, também a criação de mais um parque estacionamento subterrâneo em vários níveis, e, a valorização da rua como eixo pedonal vocacionado para o comércio.

- Também em 2003, se assistiu ao Estudo de Tráfego e ordenamento da circulação e do estacionamento que até hoje nada se sabe sobre a sua aplicação ou não. Neste estudo falava-se na construção de 13 parques estacionamento, que resolveria todo o problema existente na Freguesia.

- Para quando a Ponte pedonal de ligação do palácio de Queluz á mata da matinha, projecto apresentado pelo vereador Luís Duque em 2004 e que continuamos a aguardar.

- Também deve ser tido em conta a própria ligação pedonal entre Queluz e Queluz de Baixo que hoje é feita através da via de tráfego automóvel com todos os riscos inerentes para os peões.

- A Resolução da questão da Quinta Nova, com a sua passagem para a CMS, com a respectiva requalificação, e, dando assim continuidade à proposta apresentada relativa à Intervenção Operacional Estratégica de Queluz, onde se previa a sua transformação em Parque Urbano.

- Para  quando a requalificação do Parque Infantil e do Edíficio existente no Jardim Conde Almeida Araújo, como todos sabemos é uma tristeza e uma vergonha o estado em que se encontram.

Poderia continuar a descriminar tantas obras necessárias e algumas anunciadas ao longo dos vários mandatos dos diversos Presidentes de Câmara que temos tido, mas aí seria talvez um livro a publicar, por isso irei ao longo dos tempos escrever sobre essas outras obras.

Como conclusão posso afirmar que me sinto satisfeito com o trabalho realizado neste ano de mandato, mas, que gostaria ao mesmo tempo de ter conseguido realizar e promover muitas mais iniciativas, porque os Queluzenses merecem!

Por último quero desejar para todos os Queluzenses um Bom Ano de 2011, e, que venham as obras prometidas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

As minhas fotos

As minhas fotos
Reflexo