Uma visão do que me rodeia

Sempre que escrevo neste blog, será sempre a minha visão pessoal e politica do que se passa á minha volta e no meu dia a dia, nada mais do que isso.

Portalegre

Portalegre
Crisfal

segunda-feira, 16 de março de 2009

Quinta Nova - Queluz


A Quinta Nova da cidade de Queluz é propriedade do Estado, classificada como imóvel disponível para rentabilização nos termos previstos na Lei de Programação das Infra-Estruturas Militares. Localiza-se entre o Palácio de Queluz, o IC 19 e o quartel do Exército. Pela falta de alternativas tornou-se, há muito tempo, num espaço de lazer apreciado por praticantes de jogging e caminhada.

A Quinta Nova de Queluz é atravessada pela ribeira aves e é ocupada por uma mata densa, cruzada por caminhos de terra batida e composta por espécies arbóreas de grande porte, com destaque para pinheiros e sobreiros, além de grande variedade de arbustos. Para além disso tem uma zona de antigas hortas e dispõe de um complexo sistema de rega assente em dois tanques de pedra de grandes dimensões e num aqueduto de arcos que transporta a água das minas na mata. Destaca-se ainda o centenário miradouro encostado ao IC19.

Há 70 anos que a Quinta Nova é ocupada pela empresa Estradas de Portugal que recentemente chegou a fazer um investimento público avultado na reabilitação no antigo edifício tomou agora a decisão de concentrar todas os serviços nas instalações para Almada. Com esta mudança de instalações assiste-se ao primeiro passo para que a Quinta Nova de Queluz fique disponível para a "rentabilização nos termos previstos na Lei de Programação das Infra-Estruturas Militares."

Na 27.ª Reunião Ordinária Privada da Câmara Municipal de Sintra realizada nos Paços do Concelho, no dia 16 de Janeiro de 2003, foi apresentada a Proposta n.º 16 – GG/2003, subscrita pela Vereadora Guadalupe Gonçalves, a qual pretendia “Aprovar o Estudo Preliminar de Intervenção Urbana na Praça do Palácio de Queluz, Quinta da Matinha e Área Adjacente ao Bairro Almeida Araújo para se iniciarem os contactos com as diversas entidades envolvidas, designadamente IPPAR, INAG, IEP e ICN”. A proposta foi aprovada por unanimidade, estando presentes todos os vereadores em representação de todas as forças políticas de então.

Em suma, no âmbito da intervenção Operacional Estratégica de Queluz pretendia-se criar uma malha verde ligada ao “Continuum naturale”, concretizando ainda acções de reabilitação urbana na zona e criação de percursos pedonais entre as áreas verdes urbanas e os Vales da Ribeiras do Jamor e Carenque.

Dessa proposta foram concluídas algumas intervenções que muito beneficiaram a freguesia de Queluz mas não se conseguiu avançar na transformação de Parque Urbano para usufruto pleno da população os terrenos pertencentes à Quinta Nova.

Assim, a CDU recomenda que a Câmara Municipal de Sintra recupere a proposta 16-GG/2003 e encete as negociações com as EP para a transformação da Quinta Nova em Parque Urbano, dado assim continuidade à proposta aprovada por unanimidade relativa à Intervenção Operacional Estratégica de Queluz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As minhas fotos

As minhas fotos
Reflexo