Uma visão do que me rodeia

Sempre que escrevo neste blog, será sempre a minha visão pessoal e politica do que se passa á minha volta e no meu dia a dia, nada mais do que isso.

Portalegre

Portalegre
Crisfal

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Intervenção na Apresentação da Candidatura 16 Maio 2009



Camaradas e amigos,

Aceitei ser o cabeça de lista da CDU para as eleições autárquicas a realizar em Outubro, porque sei que a CDU é a única força política que ganhando a Junta de Freguesia de Queluz, irá ter como objectivo principal fazer com que os Queluzenses sintam como é bom viver em Queluz.

A CDU só poderá prometer agora uma coisa, o de trabalhar em prol dos habitantes de Queluz, e, tudo faremos para cumprir esta promessa ao longo dos próximos 4 anos.

Na Assembleia de Freguesia actual, eu e outros membros da CDU, temos exercido um mandato de muita intervenção e acção na procura das melhores soluções para a nossa Freguesia.

A bancada da CDU tem ao longo deste mandato, lutado através das suas intervenções, através de moções, de recomendações, e de outros meios, na esperança de que Queluz seja uma freguesia diferente da apatia a que a CMS e o actual executivo da Junta muito nos tem sujeitado.

Este executivo da Junta de Freguesia, do PS/Coligação Mais Sintra, não tem conseguido fazer uma política para que Queluz deixe de ser um dormitório, não tem conseguido traçar uma política cultural que Queluz necessita, não tem tido uma política direccionada à Juventude, não tem tido uma política direccionada aos idosos.

Assistimos a uma gestão individualista, sem auscultação dos Queluzenses, e, onde a sua participação tem sido evitada, tanto a nível das reuniões públicas da Junta de Freguesia, como também nas reuniões da Assembleia de Freguesia, tem sido pouco incentivada a participação popular. A CDU se tiver a Presidência da Junta de Freguesia tudo fará para inverter esta situação.

A CDU, como responsável pela futura governação da freguesia de Queluz, ao contrário deste executivo PS/Coligação Mais Sintra, irá promover uma política de defesa do meio ambiente, uma política que promova a participação dos habitantes da freguesia na procura de soluções para muda-la para melhor e para que seja bom viver em Queluz.

É necessário realizar uma politica direccionada para os interesses dos Jovens e dos idosos, dois sectores da população com peso na freguesia e que nos últimos anos foram esquecidos pelo actual executivo da junta.

É preciso que se faça algo para o apoio ao comércio local, nomeadamente a construção de um novo Mercado de Queluz pois cada dia que passa a sua degradação cada vez é maior, até parece que a CMS quer o seu fecho.


Na freguesia de Queluz fizemos e continuaremos a fazer com que certas medidas tomadas pela CMS e pelo executivo da Junta, nomeadamente a questão dos parquímetros, não avancem sem que haja um projecto de trânsito para Queluz, em que sejam criados os estacionamentos necessários, as requalificações de ruas e passeios, e, em que não seja privatizado o espaço público.

É de salientar todo o trabalho que a CDU de Queluz fez na informação e na mobilização da população, quando vieram à discussão pública os projectos sobre os parquímetros propostos pela CMS e pelo Executivo da Junta. Com este trabalho conseguimos mobilizar a população para a participação na Assembleia de Freguesia, e esta participação foi a mais concorrida destes últimos anos, e graças a esta mobilização conseguimos travar para já os tão famigerados parquímetros nas nossas ruas.

Lutámos e continuaremos a lutar pela construção de um novo Centro de Saúde em Queluz, pois o actual não tem condições para o atendimento da população.


Lutámos e continuaremos a lutar por outras obras necessárias para que a qualidade de vida da população seja melhorada, não só na freguesia como em toda a cidade de Queluz.

Lutámos e continuaremos a lutar para que espaços como a Mata da Matinha e a Quinta Nova sejam para usufruto da população de Queluz, e, que não se destrua toda uma mancha verde que nos congratulamos de existir em Queluz.

Junto da Câmara exerceremos pressão para que, Queluz deixe de ser, como tem acontecido ao longo destes dois últimos mandatos, uma Freguesia esquecida, não se tendo assistido por parte desta ao cumprimento das promessas de obras que já há vários anos têm sido apresentadas e sem que tivessem sido executadas, nomeadamente:

- Mercado Municipal de Queluz; Centro de Saúde de Queluz; Parque Felício Loureiro—3ª e 4ª fase; Continuação do projecto da Biblioteca Ruy Belo; Requalificação dos Moinhos da Quinta do Mirante e da Praceta Acácio Barreiros; Requalificação da Mata da Matinha; Ligação pedonal à Mata da Matinha; continuação da Estrada N117 ao longo do Rio Jamor; requalificação do Mercado Antigo de Queluz; Intervenção Urbana da Zona entre o Aqueduto e o Parque Felício Loureiro; Casa da Juventude; Edifício e o Parque Infantil do Jardim Conde Almeida Araújo; Casa onde viveu Stuart Carvalhais; Fecho do Ferro Velho na zona do Mirante; Passagem para o uso público da Quinta Nova; Requalificação do Trânsito da freguesia com a construção de novos parques de estacionamento.
A CMS volvidos quase 8 anos, desde que a Vereadora da CDU - Guadalupe Gonçalves deu ínicio ao processo de requalificação da Av. Miguel Bombarda, vem agora começar as obras. Como diz o povo vale mais tarde do que nunca!
A CDU congratula-se com esta obra, pois foi no remoto ano 2001 que CDU tendo a responsabilidade do Pelouro da Requalificação Urbana deu inicio ao projecto, mas, no entanto, não podemos deixar de lamentar a inércia com que a maioria PSD/CDS governa a Câmara.
Este projecto de requalificação da Av. Miguel Bombarda não é um acto isolado, inseria-se num projecto alargado de requalificação de Queluz. Por isso importa questionar a governação da Autarquia sobre o início das restantes obras.
A freguesia de Queluz que tem sido votada ao esquecimento pelos sucessivos governos da Câmara de Sintra, (tanto do PS, como do PSD e, do CDS), merece melhor e não pode ser só em ano de eleições que se fazem obras!

Camaradas e amigos,
Para atingirmos o resultado final, ou seja a vitória nas próximas eleições autárquicas de Outubro, temos todos de lutar e trabalhar para que seja possível a mudança na Freguesia de Queluz, e também na própria Câmara Municipal de Sintra. É preciso que a CDU tenha mais força pois só assim é que cada vez mais as lutas que iremos travar, em prol da melhoria da qualidade de vida dos habitantes de Queluz, serão vencidas.

Assim todos nós temos que nos empenhar em passar a mensagem da CDU para os nossos amigos, para os nossos vizinhos, passar a mensagem na rua onde moramos no lugar onde fazemos as compras, pois a nossa principal propaganda é a que fizermos diariamente junto da população.

E quando na véspera das eleições sentirmos que demos o nosso melhor nesta campanha, quando sentirmos que fazer mais não era possível, então estaremos de consciência tranquila e com a certeza de que os resultados da CDU nos darão uma alegria e mais força para continuar a luta, pois ela não pára no acto eleitoral de Outubro, pois este não é mais do que um passo para o resultado final desejado.

Que Queluz, seja uma freguesia em que dê gosto viver!!!

Viva Queluz!!!

Viva a Cidade de Queluz!!!

Viva a CDU

Sem comentários:

Enviar um comentário

As minhas fotos

As minhas fotos
Reflexo